Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jucuruçu: Emancipação Política.

Jucuruçu foi emancipado politicamente em 24 de fevereiro de 1989 e o município foi solenemente instalado no dia 01/01/90, empossando como 1º prefeito, eleito a 03/10/89, o Sr. Porfiro Antônio Rodrigues, foi também na mesma oportunidade empossada a Câmara de Vereadores.

Possui como povoados: Coqueiro, São João da Boa Nova (Palha), Monte Azul (Cutia), Itamarati (Pão), Água Limpa, Manoel Rodrigues.







A cidade já teve quatro prefeitos com o total de seis mandatos políticos:

Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à1992 e de 1997 à 2000);
Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de de 1993 à 1996 e de 2005 à 2008);
Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);
E o atual prefeito Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à 2012).
Jucuruçu inicialmente pertencia a cidade de Prado, depois Itamaraju foi emancipada da cidade de Prado e o Chumbo passou a ser de Itamaraju.
Era conhecida como Chumbo porque segundo contam moradores antigos ao passar pelas terras um tropeiro deixou cair uma sacola de chumbo dentro de um córrego e com isso quando se referiam a localização daquele lugar diziam: “fica lá naquele lugar onde o chumbo caiu”, e com isso, quando iniciou a ser povoado ficou conhecido como Chumbo.
Alguns documentos antigos, afirmam que o hoje município de Jucuruçu também recebera o nome de Vila Trindade, devido a primeira rua do pequeno comércio.
Com sua emancipação passou a se chamar Jucuruçu porque o nome significa cobra grande, que é uma alusão ao nome do rio que banha a cidade.
Localização de Jucuruçu na Bahia.
A reivindicação para se tornar cidade se justificou porque era da região de Jucuruçu que saía a maior quantidade de verbas para Itamaraju, decorrente da pecuária e cultivo de cacau e café, e contraditoriamente era a região menos beneficiada pelos chefes do poder executivo de Itamaraju.
Teve como principais fundadores o Ramiro Rocha (casado com “Dona Florzina”) e o senhor José Rodrigues, mais conhecido como “Zé de Du” (casado com Dona Vitorina Maria de Jesus), Valdemar José Nogueira conhecido por Americano O primeiro representante em parlamento legislativo pela região de Jucuruçu foi Valdemar José Nogueira (filho de Otaviana Nogueira), mais conhecido como “O Americano”, que representou Jucuruçu na Câmara de Vereadores de Itamaraju por quatro mandatos consecutivos, Porfiro Antônio Rodrigues, Teodolino José Pereira (Dola), os irmãos Itamar e Hélio Batista, Romildo Rocha, Armindo Vieira de Araújo, Josino Eduardo Brito, Antônio de Dely, Sinvaldo Rodrigues, etc.
Jucuruçu é um terra hospitaleira e embora às vezes seja palco de alguns acontecimentos fatídicos, é considerada uma terra de pessoas pacíficas, hospitaleiras e cordiais. É conhecida por seus voluptuosos morros, além de ter cachoeiras que são consideradas patrimônios naturais.



Nestes 23 anos de emancipação Jucuruçu já possui festas tradicionais como o São João que é uma das melhores e maiores festas da região, com atrações de cantores e bandas populares e famosas, onde recebe milhares de turistas que participam da festa com muita animação.
Na dinâmica política de Jucuruçu, predomina o personalismo, ou seja, os nomes dos políticos se destacam, de modo independente de seu partido.
São poucas as instituições da sociedade civil em Jucuruçu, sendo as igrejas e sindicatos as principais.
O principal órgão empregador do município é a prefeitura. Sua economia é baseada na pecuária de corte e de leite; assim, a agricultura é voltada praticamente para a subsistência do homem do campo. Os programas sociais, juntamente com a Previdência, auxiliam na economia do município. O desemprego e a dificuldade de geração de renda são os principais problemas sociais apontados.
Tem como manifestações culturais (ultimamente esquecidas), como o Boi Janeiro, Folia de Reis e Gincana Cultural.
Confira as fotos do cenário jucuruçuense:












Fotos: Reprodução do Google, Evaldo Rodrigues e Lucimar Rodrigues.

4 comentários:

  1. Legal eu fico feliz de ver essa cidade,, eu estive ai em 1977,,,muito legal mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe o que eu queria saber? é se ainda existe nessa cidade uma familia chamada de " Zéxinho do olegário".. podem responder no: vilmarbrito44@hotmail.com.... ou face: VILMAR BRITO

      Excluir
    2. Vamos tentar descobrir e enviaremos a resposta.

      Excluir
    3. LEGAL.. OBRIGADO.. SÓ PARA CORRIGIR O NOME É; ZEZINHO DO OLEGÁRIO......

      Excluir