A pérola é o resultado da entrada de uma substância estranha (por exemplo, um grão de areia) no interior da concha que contém a ostra. A parte interna da concha é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia nela penetra, as células do nácar entram em ação e recobrem o grão com várias camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando no seu interior. Uma ostra que nunca foi ferida não produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Então produza uma pérola! Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas, com camadas e camadas de perdão e amor.
Infelizmente, são poucas as pessoas que aprendem a não cultivar ressentimentos, e por isso deixam as feridas abertas, alimentando-as com sentimentos inferiores, não permitindo que cicatrizem, e daí o haver tantas ostras vazias!
Não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam compreender, perdoar e transformar a dor em amor. Fabriquemos pérolas!
Este é um blog que tem como principal objetivo facilitar a aprendizagem e a prática educativa de educandos e professores que buscam o conhecimento prazeroso.
domingo, 26 de maio de 2013
domingo, 19 de maio de 2013
Veja toda a decoração da festa da Escola Cecília Meireles e Creche João e Maria de Jucuruçu
Confira toda a decoração da festa para o Dia Das Mães em Jucuruçu, além da decoração do espaço as professoras do Ensino Fundamental juntamente com seus alunos confeccionaram cartazes temáticos lindos. Veja tudo:
Organizadoras do evento.
EXERCÍCIOS MENTAIS – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO !!
Nossa capacidade intelectual é fruto de nossa carga genética, nossas influências ambientais durante a vida e nosso ritmo de vida.
“Vejo muito gente reclamando que seu cérebro não anda mais o mesmo, está desatento, esquecido, com redução da capacidade de raciocínio e da criatividade. A verdade é que o ritmo moderno de vida não propicia contexto adequado para o melhor rendimento cerebral”, ressalta o neurologista Leandro Teles (CRM 124.984)
Segundo o especialista os 2 principais erros que levam a queda do rendimento cerebral são:
1- Sobrecarga de estímulos = pessoas que fazem várias coisas ao mesmo tempo, dormem menos do que deveriam, estão sempre correndo, tem nível elevado de stress, preocupações e ansiedade.
2- Falta de treinamento cerebral = muitas pessoas acabem caindo na rotina e automatizando boa parte da atividade mental. O cérebro precisa de desafios, ser tirado da zona de conforto, criar soluções, testar hipóteses, errar, acertar, enfim, aprender durante toda a vida. Isso é conseguido no dia-a-dia buscando sempre atividades intelectuais novas ou mesmo fazendo coisas da rotina de um jeito criativo e diferente. Outro jeito de estimular o cérebro é com jogos e brincadeiras intelectuais, que cumprem de maneira divertida e lúdica, o papel de desafiar, testar e treinar algumas habilidades cerebrais importantes na composição do que chamamos inteligência.
Dr. Leandro Teles aborda alguns exercícios cerebrais simples, intrigantes e consagrados, explicitando as habilidades cognitivas envolvida na realização de cada um deles. Mãos à obra !! É hora de malhar os neurônios:
1- TESTE DAS CORES
Nesse teste tente ler as cores em que as palavras estão escritas… e não o texto que está escrito.
É um teste de atenção, engajamento e inibição de respostas. O lado esquerdo do cérebro, predominante para linguagem, ao menos sinal de distração, tentará ler o texto. O lado direito, mais viso-espacial, tentará dizer as cores. Boa Sorte !!
2- TESTE DO RELÓGIO INVERTIDO
Esse é um difícil teste de adaptação visual. Abaixo temos um relógio invertido no plano horizontal. A imagem é como um relógio de parede disposto na frente de um espelho. O cérebro, tirado da sua zona de conforto, precisará re-inverter mentalmente a imagem para desvendar o horário correto. É um exercício visual e de estratégia. E então, que horas são ?
3- TESTE DO TEXTO EMBARALHADO
Esse teste é mais fácil e mostra uma fascinante habilidade cerebral. O texto abaixo tem letras embaralhadas, no entanto, nosso cérebro consegue decifrá-lo com uma fluência quase normal. Isso, pois ele não lê letra por letra (como alguns podem pensar) ! Nosso cérebro lê palavras inteiras, quando não frases inteiras. Ele tem um poder de prever o que é escrito, tá um pouquinho na frente do texto e compreende o contexto gramatical que algo é escrito. Faça o teste e surpreenda-se.
4- TESTE DE RASTREAMENTO
Esse não é para qualquer um ! O objetivo é ler atentamente o texto abaixo e identificar quantas letras “F” aparecem. Mas não menospreze o exercício, não é tão fácil quanto parece. Nele o cérebro precisa inibir a leitura do todo, do contexto, da palavra e esforçar-se para perceber as letras. O que está escrito não importa, apenas procure e diga quantos “F´s” você lê abaixo (Gabarito logo abaixo) !!
….
Gabarito = Existes seis F´s escondidos nesse texto. Encontrou ? Se não achou volte ao texto e confira !!
5- ENCONTRE O INTRUSO
Neste teste, a atenção é o fundamental! Em um “mar” de NOVES você precisará encontras DOIS números SEIS. Algumas pessoas mais detalhistas têm muita facilidade nesse exercícios, outros tendem a ver o todo e realmente penam para achar os intrusos.Vamos a luta!
6- TEXTO COM NÚMEROS
Aqui mais um teste relativamente fácil e simples que mostra todo o poder de improvisação cerebral. Um texto que mescla letras e números e que, ainda sim, pode ser plenamente lido e compreendido. Leia e confira !!
7- TESTE DO SOLETRAR INVERTIDO
Exercício de complexidade média que exige muita, mas muita concentração. É preciso lembrar a grafia da palavra, inverter a escrita e narrar as letras na sequência correta. Quanto maior a palavra mais difícil fica o exercício. Segue alguns exemplos de complexidade variável logo abaixo.
8- CONTAS SERIADAS DE CABEÇA
Esse teste é bastante curioso. Faça a conta sequencial proposta abaixo, não use calculadora. Apenas some progressivamente os números e anote o resultado. Depois confira se você acertou com uma calculadora. O cérebro não pode bobear, são dados dinâmicos que ficam registrado apenas mentalmente. Parece fácil, não é? Vamos ver com você se sai então.
domingo, 12 de maio de 2013
Escola Cecília Meireles e Creche João e Maria comemoram Dia das Mães
Na noite deste sábado, 11/05, a Escola Cecília Meireles e Creche João e Maria se uniram para comemorar o dia das mães. O evento aconteceu nas dependências da própria Escola e contou com a participação das mães das duas instituições e demais mães de Jucuruçu.
Em um ambiente bem descontraído aconteceram várias apresentações como show de músicas cantadas por professores, alunos e ex-alunos que foram homenagear as mães jucuruçuenses, houve apresentação de uma encenação teatral intitulada como o Rei Salomão e as duas mães, um monólogo com Leidian com o título De umbigo a umbigo, sorteio de muitos brindes, entre eles, liquidificador, sanduicheira, pia com 03 bojos, perfumes da natura e boticário, cobertor e muitos outros, além de apresentação de vídeos com nossas mães jucuruçuenses, mas a grande estrela da festa foi o desfile, onde as mães desfilaram com todo charme e alegria. Com certeza foi uma festa que agradou a todos.
A pequena Jennifer cantando em homenagem às mães.
Caio Rodrigues cantando em homenagem à sua mãe Josefina Rodrigues
Entrega de brindes
Para que a festa acontecesse os organizadores do evento contou com ajuda dos comerciantes locais, Prefeitura Municipal de Jucuruçu e Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Marcélia Martins, Valéria Santana, Arleide Vieira, Poliana Matos e Rivaní Passos.
Compareceram à festa representantes de órgãos públicos locais, tais como: Uberlândia Pereira (prefeita), Siderlândia Pereira (Secretária de Saúde), Carmém Pereira (Secretária de Saúde), Lidiane Nogueira ( representante da Secretaria de Desenvolvimento Social) e Eudenes Rocha ( representante do CRAS).
Representantes de órgãos públicos locais.
Carmém Ribas fazendo homenagem às mães.
Na oportunidade Uberlândia Pereira homenageou as mães com uma mensagem e presentou uma mãe com um fogão, pois ficou sabendo que a mesma precisava e estava cozinhando em fogão à lenha por não ter condições de comprar um fogão.
Ao final do desfile que elegeu a Miss mamãe foram entregues a premiação, tendo como finalistas D. Heloísa, D. Helena, D. Rosa e D. Nalva, tendo ficado em primeiro lugar D. Helena.
Finalistas ao lado dos jurados.
D. Helena recebendo a faixa de Miss Mamãe.
Agradecimentos aos patrocinadores do evento:
Prefeitura Municipal de Jucuruçu;
Secretaria de Educação;
Secretaria de Saúde;
Dilma Vicente;
Comercial Júnior;
Mirian de Dão;
Torre Empreendimentos;
Valdicléia Neres;
Supermercado Califórnia;
Nande vereador;
RR de Reginaldo;
Gabriela Neres;
Grife Santiago;
Erlei Fernandes- Materiais de Construção;
Comercial Xodó;
Comercial Víctor;
Comercial JM;
Nossa Loja;
RP Conveniências;
Bazar Ita;
Nega e Zé;
Aki Celulares;
Lili;
Melissa Confecções;
Restaurante Sabores;
Ki Chik Cabelos;
Show Som;
Casa Forte.
Assinar:
Postagens (Atom)