Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


domingo, 4 de março de 2012

CURIOSIDADES SOBRE JUCURUÇU

*Em 1934 o posseiro Ramiro Rocha fez uma doação de terra para a criação do povoado do Chumbo.



*Em 1939 o então Chumbo foi elevado a categoria de Vila, e virou Vila Trindade.

*Até 1960 a Vila Trindade pertencia à cidade de Prado, depois o povoado Escondido se emancipou em Itamaraju e a vila passou a pertencer a mesma, se tornando o distrito de Jucuruçu.

*Em 08 de agosto de 1988 foi realizado um plebiscito, onde as pessoas votariam a favor ou não da emancipação da Vila Trindade em cidade. O plebiscito teve maioria de votos a favor da emancipação e em 24 de fevereiro de 1989 a Vila se tornou Jucuruçu.

*Em 03/10/89 foi realizada a primeira eleição para prefeito de Jucuruçu, onde o sr. Porfiro Antônio Rodrigues venceu as eleições.

*O primeiro rádio que veio para Jucuruçu foi trazido pelo sr. Álvaro Pompílio, que era escrivão, tabelião e foi vereador, ele comprou esse rádio na cidade de Prado nos anos 50, entre 1953 e 1954, e o curioso é que as pessoas achavam que tinha alguém dentro do rádio.
 
Foto ilustrativa
*A primeira geladeira veio para Jucuruçu nos anos 50, quem trouxe foi o sr. Aderito e a geladeira foi trazida de Rubim MG. E na época teve que ser trazida num varão por 12 homens contratados por sr. Aderito, que revezavam para não se cansarem tanto, e ela funcionava à querosene, demorou de 5 a 6 dias para fazer este percurso.

Foto ilustrativa

*Essa mesma geladeira, depois de algum tempo foi trocada por uma terra, que valia muito, hoje essa terra pertence a família do sr. Zé de Berto (in memória).

*Antes de  chegar geladeira em Jucuruçu a cerveja era gelada dentro de sacos de sal grosso ou enterradas em buracos feitos no chão.


*Em 1962 entrou em Jucuruçu o primeiro carro que foi um jeep,era de uma firma madeireira FERBA, vindo pela estrada de Itanhém, as pessoas ficaram tão felizes que enfeitaram a rua Vasco da Gama,que na época era a única rua existente, com bandeirolas festejando a vinda do 1º carro motorizado.
 
Foto ilustrativa
*A primeira TV chegou primeiro no povoado do Coqueiro, mais ou menos em 1985, e as pessoas saiam de Jucuruçu para assistir os programas lá.
 
Foto ilustrativa
*Em 1974 o prefeito de Itamaraju Oscar Pereira Filho conhecido como Casinho, trouxe para Jucuruçu um gerador que funcionava a óleo. O gerador ficava onde hoje fica a torre de TV, perto do cemitério, quem cuidava dele era Sidnei Soares Barbosa pai de Drª Sirlene e depois foi João Ribas.

*O gerador funcionava de segunda a sexta-feira das 6:00hs até as 22:00hs, nos sábados e domingos funcionava até meia noite e quando havia festas e velórios de alguém importante amanhecia o dia ligado.

*Em 1968 Jucuruçu ainda era Chumbo e teve a maior enchente de sua história, onde pessoas perderam casas,   móveis e animais, e foi a primeira vez que um helicóptero desceu nessas terras, pois trazia mantimentos e resgatou pessoas.

*Em 1970 chegou em Jucuruçu a primeira professora formada em magistério para lecionar, antes os professores eram leigos e a maioria só tinha o primário, ela veio de Itanhém, era filha do Sr. José Resende e a profª chamava-se Mª do Rosálio, conhecida como Rúzia, ela permaneceu aqui só por um ano.

*No dia 05/10/1985 o deputado Dr. Almir Nóbrega de Almeida, e o prefeito Orlandino Lopes da Paixão, prefeito de Itamaraju, trouxeram a energia elétrica para o povoado.

*No dia 17/07/2007 foi sancionada a lei nº 233 onde oficializava o Hino de Jucuruçu com a composição da letra e melodia do Sr. Ildeberto Onofre.

*Em Jucuruçu só havia telefone no posto telefônico que foi inaugurado no início dos anos 90, no primeiro mandato de sr. Porfiro Antônio Rodrigues e ficava na rua Trindade, no casarão e funcionava com o número telefônico 229-7138.

*Em 2001 foram empossados os primeiros agentes comunitários de saúde do município.

*O sinal de celular da Claro foi inaugurado em 24/04/2010.
 
*A primeira turma formada em nível superior iniciou em maio de 2005 e terminou em junho de 2008, com o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com 46 alunos.

 *O primeiro professor de nível superior a dar aulas em Jucuruçu para a faculdade foi René Viana formado em Licenciatura Plena em História e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e veio de Santo Antônio MG.

*Em 28/08/11 houve a colação de grau dos primeiros bacharéis dos cursos de Bacharelado em Teologia, Programa de Formação Docente em História e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto de Educação Teológica (IET), Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), Faculdades Montenegro (FAM) e Faculdade de Educação Tecnológica (FACET) todos ministrados através do sistema de educação à distância.

*Em 2007 iniciou a primeira turma do curso de Letras que foi ministrado no município de Jucuruçu pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, que iniciou com 25 alunos em sua extensão no distrito de Monte Azul.

*A primeira turma de pós-graduação de Jucuruçu foi pela ULBRA e teve dois cursos Gestão, Supervisão, Coordenação e Inspeção Educacional e Psicopedagogia Institucional, foi concluída em 2010.


*Em maio de 2011 acontece a primeira invasão de terras na sede do município intitulado como Acampamento Edmundo Gusmão.


*Em novembro de 2011 inicia o primeiro informativo online da cidade o Jucuruçu Agora.

*Em Abril de 2013 foram empossados os primeiros agentes de combate de endemias.

*Em 2013 Jucuruçu começa a realizar o sonho da construção do asfalto.

*A cidade já teve seis prefeitos com o total de oito mandatos políticos:


Porfiro Antônio Rodrigues (governou por dois mandatos de 1990 à 1992 e de 1997 à 2000);
Teodolino José Pereira (governou por dois mandatos de de 1993 à 1996 e de 2005 à 2008);
Eliana Perpétuo Curvelo Cabanas (2001 à 2004);
Manoel do Carmo Loyola (mandato de 2009 à outubro de 2012 por ter seu mandato cassado);
Gelo (mandato de outubro à dezembro de 2012);
Uberlândia Pereira (mandato previsto de 2013 à 2016),

Algumas informações foram colhidas com moradores fundadores de Jucuruçu.






5 comentários:

  1. Galera de Monte Azul7 de março de 2012 às 11:20

    A escola Acm está de parabéns por resgatar a nossa brilhante história. Faço apenas um breve comentário sobre a criação do hino que não vi na entevista a ex secretaria de educação a nossa amiga Vanda ou melhor Josefina que tanto batalhou para que a nossa cidade tivesse o seu próprio hino e tb a primeira formação superior que inclusive eu fui uma das formandas e sei do quanto ela colega e secretária na época nos ajudou. É simplismente um complemento para os p´roximos tarabalhos. Valeu direção dessa Unidade Escolar.
    Abs.
    Galera de Monte Azul

    ResponderExcluir
  2. Vlw galera de monte azul
    Bem lembrado
    O que é bom tem que ser reconhecido

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, tb parabenizo toda equipe do ACM,aos nossos alunos q nos surpeende a cada dia com suas brilhantes apresentações.
    E a vcs galera de Monte Azul,muito obrigada nobres e inesquecíveis colegas,realmente não fui convidada para a falar sobre a iniciativa da criação do nosso hino e tb a vinda do primeiro Curso Superior trazido por mim na minha gestão como Secretária de Educação, mas o importante de tudo isso está no fato de se fazer algo concretizar e permanecer na mente de quem realmente quer o melhor para nossa querida Jucuruçu. Os méritos de cada um são feitos por nós mesmos, estou feliz pq vcs aí em Monte Azul já estão conectados com o mundo através das redes sociais e podendo questionar aquilo que tens conhecimento.Continuem atentos ao site.
    Um grande abs,
    Saudades!!!
    Valeu

    ResponderExcluir
  4. Oi galera de Monte Azul!
    Estou muito feliz com a visita de vocês!
    Realmente jamais poderei esquecer das contribuições da nossa colega e amiga Josefina Rodrigues.
    Em julho farei uma postagem sobre o aniversário do Hino de Jucuruçu e contarei toda a história desde a composição até a escolha do mesmo e o nome dela estará lá.
    Beijos e abraços fraternos!
    Continuem acomnpanhando o blog.

    ResponderExcluir
  5. ola Boa noite a todos. encontrei o Blog através de um amigo do facebook que o usou como fonte para adicionar algumas informações ao resgate da memória que estamos fazendo pela internet. Sinto-me muito feliz em ver essa onda de trazer a tona fatos históricos que foram decisivos pra que construir o lugar que vivemos. Sobre o hino de JUCURUÇU, deixo aqui pros senhores a enorme satisfação que tive em 2009 -quando ainda morava em Itamaraju e era regente da filarmônica de lá - ser convidado pelo atual gestos municipal para executar o Hino de JUCURUÇU para recepcionar o governador. Aceitei de pronto mas a apresentação seria em uma semana e não tinha conhecimento de nenhuma partitura, o que quase impossibilitava a sua execução. Logo entrei em contato novamente e ele me mandou o áudio de onde tive que extrair as partes, escrever nota por nota em todas as claves. Ensaiamos apenas duas vezes e fomos, quem tava lá viu. Gostei muito. Deixo a quem se interessar o meu e-mail para disponibilizar a referida partitura. t _barbosa2002@hotmail.com Abraços

    ResponderExcluir