Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas para trabalhar com maternal



Sugestões de Atividades:

- Controle dos esfíncteres, 
de forma gradativa e com grande
 paciência e estímulo/incentivo
 por parte do professor.
Higiene Bucal após as refeições,
 estimulando 
e incentivando para o uso da 
escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda
 do professor, aos poucos as
 crianças aprendem a levar a 
colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos,
 onde aos poucos as crianças
 deverão se alimentar
 normalmente, como as crianças maiores,
 tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio 
corpo, identificando e 
nomeando as partes. Pode
 utilizar músicas e brincar
 de lavar a boneca. No banho
 também nomeia-se o corpo.

- Garatuja: folhas em branco,
 onde a criança poderá pintar
 com lápis, giz de cera e/ou 
guache (tomando muito cuidado
 para não levar à boca e aos
 olhos).













 - Exercícios de encaixe,
 sempre incentivando para
 que a criança acerte. De
 início o professor deve 
ajudar a criança, até que
 ela consiga associar a 
forma ao buraco.






Traçar as vogais no chão, ou mesmo criar uma
 trilha para os pequenos seguirem andando por
 cima é uma ótima opção. Além de conhecerem 
 as vogais estarão trabalhando a coordenação 
 do corpo. Se puder colocar as crianças descalço
 para esta atividade, melhor ainda; seguindo
 depois uma massagem nos

 seus pezinhos.

- Jogos de bola em rodas,
 promovendo a integração 
social, onde a criança
 deverá joga-la para o
 amigo, dizendo o nome
 (ou dito pelo professor).




- Trabalhos manuais
 com massinhas e
 argila, deixando
 que estes manuseiem 
bastante.






- Trabalhos com músicas
 gestuais, cantigas de
 roda e dança, estimulando
 partes do corpo.






-Contos de histórias curtas.


- Incentivo e desenvolvimento da fala, 
onde o professor deverá conversar
 e estimular para que a criança consiga
 manifestar o que quer,não permitindo 
que ela só se manifestepor gestos.

- Ampliar seu vocabulário, conversando 
diariamente, com a criança sobre 
os aspectos do 
dia-a-dia.

- Incentivar e permitir a fala da criança
 em todas as atividades possíveis,
 falando corretamente com a criança. 
 Mostrar à criança a conveniência de 
falar em voz baixa, trabalhando com a
criança o saber escutar.

- Coordenação motora livre, como rasgar
 papel,brincar de massinha, etc.

- Brincadeiras de imitar os adultos,
como escovar os dentes de bonecas,
 fazer comidinha, ir as 
compras, banho de bonecas, etc.

- Explorar o ambiente escolar,
 mostrando árvores,
 passarinhos, parquinho, etc.













O uso do parquinho diário, pois nessa
idade a criança tem bastante energia
e grande dificuldade de concentração,
por isso todas as atividades devem ser
curtas e com bastante estímulo/incentivo
 por parte do professor.

 

- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo 
“não” à criança, toda vez que colocar em perigo
 si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

- Traçados simples: Coordenação Motora.

   Estímulos para os bebês:
“O adulto precisa apresentar o mundo”

• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte,
 yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e 
vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para
 caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa,
 ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas
 clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar
 também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar
 a criança a respirar pelo nariz( variar com
 gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar
 histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo
 educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com
 bastante cola como tampa, rolo com celofane 
numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão,
 teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do
 corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa
 de balão e antena de palito no anzol, imitar
 o som da abelha zum, zum...

Nenhum comentário:

Postar um comentário