Sugestões de Atividades:
- Controle dos esfíncteres,
de forma gradativa e com grande
paciência e estímulo/incentivo
por parte do professor.
Higiene Bucal após as refeições,
estimulando
e incentivando para o uso da
escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda
do professor, aos poucos as
crianças aprendem a levar a
colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos,
onde aos poucos as crianças
deverão se alimentar
normalmente, como as crianças maiores,
tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio
corpo, identificando e
nomeando as partes. Pode
utilizar músicas e brincar
de lavar a boneca. No banho
também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco,
onde a criança poderá pintar
com lápis, giz de cera e/ou
guache (tomando muito cuidado
para não levar à boca e aos
olhos).
- Exercícios de encaixe,
sempre incentivando para
que a criança acerte. De
início o professor deve
ajudar a criança, até que
ela consiga associar a
forma ao buraco.
Traçar as vogais no chão, ou mesmo criar uma
trilha para os pequenos seguirem andando por
cima é uma ótima opção. Além de conhecerem
as vogais estarão trabalhando a coordenação
do corpo. Se puder colocar as crianças descalço
para esta atividade, melhor ainda; seguindo
depois uma massagem nos
seus pezinhos.
- Jogos de bola em rodas,
promovendo a integração
social, onde a criança
deverá joga-la para o
amigo, dizendo o nome
(ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais
com massinhas e
argila, deixando
que estes manuseiem
bastante.
- Trabalhos com músicas
gestuais, cantigas de
roda e dança, estimulando
partes do corpo.
- Incentivo e desenvolvimento da fala,
onde o professor deverá conversar
e estimular para que a criança consiga
manifestar o que quer,não permitindo
que ela só se manifestepor gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando
diariamente, com a criança sobre
os aspectos do
dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança
em todas as atividades possíveis,
falando corretamente com a criança.
Mostrar à criança a conveniência de
falar em voz baixa, trabalhando com a
criança o saber escutar.
- Coordenação motora livre, como rasgar
papel,brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos,
como escovar os dentes de bonecas,
fazer comidinha, ir as
compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar,
mostrando árvores,
passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa
idade a criança tem bastante energia
e grande dificuldade de concentração,
por isso todas as atividades devem ser
curtas e com bastante estímulo/incentivo
por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo
“não” à criança, toda vez que colocar em perigo
si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
Estímulos para os bebês:
“O adulto precisa apresentar o mundo”
• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte,
yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e
vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para
caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa,
ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas
clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar
também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar
a criança a respirar pelo nariz( variar com
gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar
histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo
educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com
bastante cola como tampa, rolo com celofane
numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão,
teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do
corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa
de balão e antena de palito no anzol, imitar
o som da abelha zum, zum...
Nenhum comentário:
Postar um comentário