Obrigada pela visita!




Crie glitters aqui!


sábado, 24 de setembro de 2011

A fome na Somália

As condições da população Somália, que já estavam deterioradas por 20 anos de conflitos armados, foram agravadas ainda mais pela seca que prejudicou as colheitas, causou a morte de gado e elevou o preço dos alimentos. Restrições aos movimentos de ajuda humanitária internacional e ao envio de suprimentos atrasaram e limitaram ainda mais a assistência à população.

A ONU declarou o estado de crise de fome em outra região da Somália, Bay, que já é a sexta área do sul do país afetada por um problema que ameaça se expandir ainda mais nos próximos meses.




"Quatro milhões de pessoas estão em crise de fome na Somália, das quais 750 mil correm o risco de morrer nos próximos quatro meses se não houver uma resposta adequada", apontou a Unidade de Análise de Nutrição e Segurança Alimentar da Somália (FSNAU), ligada à ONU, em comunicado divulgado em Nairóbi.

"Dezenas de milhares de pessoas já morreram, a metade delas crianças", ressaltou a FSNAU.


A Somália é o país mais afetado pela fome e pela seca que castigam o Chifre da África, onde mais de 13 milhões de pessoas sofrem uma situação de crise humanitária, segundo números das Nações Unidas.


Para refletir

“Então se você conhece alguém, ou você mesmo, desperdiça comida, ou gosta de ficar escolhendo o que comer, ou sempre reclama do que tem em casa, pense duas vezes e lembre-se daqueles que estão morrendo com fome por não terem o que comer”.

55 comentários:

  1. Heitor Britto de Santana Rodrigues24 de setembro de 2011 às 12:48

    Que triste hein! vocês não
    acham?

    ResponderExcluir
  2. componentes Vanessa, Maria Dajuda, Cássia, Gleidiane.27 de setembro de 2011 às 21:07

    A fome é uma coisa muito triste só quem passa por esse problema poderia explicar como realmente é a vida de um ser humano. Porque não tem condições de vida , não tem coisa pior guando o filho da gente pede comida e não tem 0 q comer é dificil.

    ResponderExcluir
  3. Wanderson, Cleimarcos E Alberto27 de setembro de 2011 às 21:08

    Como devemos combater a fome? Atraves das nossas atitudes
    ajudando um q precisa o q precisa de moradia dando um quilo de alimento. Agora aprendemos muito valéria mais foi um bom conselho.

    ResponderExcluir
  4. Zeiziane, Jorge, Sara Jane27 de setembro de 2011 às 21:13

    É um absurdo a falta de cuidado do governo deste pais por causa da pobreza dos africanos, precisam tomar uma providencia urgente para que possam acabar com esse sofrimento e evitar a morte de milhares de crianças e adultos

    ResponderExcluir
  5. Aurélio neres,Wcarlison de Sousa,Wyllia gato.27 de setembro de 2011 às 21:16

    Aqueles que tiverem suas casinhas e seus alimentos tem que dar muito valor, pois voce é uma pessoa muito rica,enquanto os povos da Somália estão passando muitas dificuldades no caso de alimentos etc.

    ResponderExcluir
  6. isto e lamentavel, porque e muninto triste milhões
    de crianças morrendo por comta da fome!!

    ResponderExcluir
  7. Maria de fatima e Tereza Ataide27 de setembro de 2011 às 21:23

    A fome é uma coisa muito triste na vida de um ser humano por que as crianças passam fome e a gente não tem como ajudar.

    ResponderExcluir
  8. TIAGO AELSOM ADENILSOM27 de setembro de 2011 às 21:24

    e muinto triste ver a cituação destas crianças que estão morrendo de fome e a gente não pode faser nada!!(enquanto milhões de reais são envestidos en armamentos nilhões de crianças morren de fome no mumdo!!!!)

    ResponderExcluir
  9. Maria Aparecida Santos e Maria Aparecida Moreira27 de setembro de 2011 às 21:39

    A fome é uma palavra muito triste, quando pensamos na fome lembramos da morte. Como a gente vê na reportagem pessoas morrendo de fome ficamos muito triste por saber que essas pessoas viverem dessa forma.

    ResponderExcluir
  10. Como é difícil a vida na somália em.Mas é assim enquanto desperdiçamos comida muitos estão morrendo de fome.acredito que se preocuparmos um pouco com os outros em vez de pensar em nós a vida seria muito mais diferente.
    Pense nisso!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. vendo essas coisas acontecendo.passando fome quanto esperdisamos comida vendo uns fatos acontecer e nao podemos fazer nada.ajude a q tem fome.PENCE NISSO.

    ResponderExcluir
  12. Mateus Oliveira 1 º Aº28 de setembro de 2011 às 17:25

    Achei muito triste, isso sim qui é passa fome enguanto muitas pessoas não valoriza oque tem. Outras tenta valoriza oque pode !

    ResponderExcluir
  13. parando para, pensar muitas pessoas estão morrendo de fome, enquanto muintas pessoas estão desperdisando comidas.

    ResponderExcluir
  14. Devido a fome na Somália, todos deveriam se conscientizar de que nunca estamos livres de passar por isso também. Sendo assim devemos valorizar mais o nosso meio ambiente para que bons frutos possamos plantar e colher para que não aconteça o mesmos que acontece la na Somália.

    ResponderExcluir
  15. parando para pensar ten muintas pessoas q ñ ten oq comer enquanto ten outros q estão desperdisando comida.

    ResponderExcluir
  16. isso é lamentável várias pessoas passando fome, enquanto isso nos desperdiçamos comida.
    devemos pensar em nosso futuro ,como será o dia de amanhã.
    devemos da valor ao q temos e nos conscientizar de que estamos vulneráveis a isto também.
    PENSE NISSO.

    ResponderExcluir
  17. parando para pensar muintas pessoas ñ ten oq comer enquanto outras pessoas estão desperdisando comida

    ResponderExcluir
  18. guilherme Amorim 2ª (A)29 de setembro de 2011 às 13:37

    'Nós temos que pegar isso como exemplo e pensar no nosso futuro , por que o mundo está acabando aos poucos e quase ninguém esta tommando providências para ajudar o planeta que vivemos.
    Então cada um deve fazer a sua parte e ajudar aos poucos o mundo que tanto nos ajuda!!!

    ResponderExcluir
  19. a fome para mim eh uma desgraça e naum quero q ninguem tenha falta de alimento e agua por que cada dia as pessoas, principalmente africanas estão morrendo cada dia com a falta de alimento e agua. as pessoas q mais sofrem eh as q vivem na somalia como está escrito nessa postagem.

    ResponderExcluir
  20. Rosiane Silva 1º ano A29 de setembro de 2011 às 14:31

    Meu Deus quanto sofrimento..
    Parabens Valéria ,achei muito interessante .
    Pois hoje no mundo em que vivemos, nao damos conta, quê o que temos ja é suficiente para sobreviver.
    É bom observar essas coisas para que possamos dar valor O que temos..
    E tambem e bom lembrar em agradecer a Deus por nao ser nenhum de nos que estamos passando por esse sofrimento..
    E bom pararmos para pensar o quanto deve ser desisperador para aquelas pessoas ali na Sùmalia..
    e pedir a Deus que os proteja e ajude para que esse periodo de fome possa acabar..etc

    ResponderExcluir
  21. Na época da ditadura a vida democŕatica não era nada fácil,os direitos e deveres só era para as pessoas que tinha poder.Não tinha uma sociedade democrática, as mulheres , as crianças e escravos vivinham em meios sofrimentos,,não havia mais amor, ordem.As atoridades eram crueis,não existia escolhas para o povo ,pais eram separados de seus filhos, as pesoas eram perseguidas ,era muito diferente de hoje ,pode-se dizer que a vida hoje é completamente outra , onde se faz escolhas e toma-se as proprias decisões, sem precisar de ordem de outros,ou seja, somos autônomos .

    ResponderExcluir
  22. Iolanda Oliveira 1º B29 de setembro de 2011 às 15:40

    Caramba!!! como está difícil a vida na Somália em.
    Enquanto eles estão morrendo de fome muitos de nós estamos desperdiçando comida.deveríamos pensar um pouco nos outros em vez de pensar só em nós.desde já lembre_se a vida está acabando e isso é nossa culpa se não poluíssemos tanto as vezes seria diferente.pense nisso ainda há tempo de reverter essa história!!1

    ResponderExcluir
  23. Na época da democracia ,as coisas eram muito difícil.Não se colocava em conta os dereitos da sociedade,muitas pessoas sofreram nas mãos de jente do poder , não havia escolhas , ou fazia o que se ordenava ou teria que pagar ,quem não obedecia eram presos e sofria torturas ,acabavam morrendo se persistissem a desobedecer,essa era a vida na époce da ditadura ,hoje a vida mudou somos livres .temos autonomia , fazemos nossas escolhas ,este é o Brazil de democráticos atônomos.

    ResponderExcluir
  24. Nossa é muito triste ver essas pessoas passando fome,enquanto isso tem pessoas esperdisando comida,se todo ser humano pensasse um pouco não desperdisaria nenhum pouquinho.
    tem pessoas que não pensa nas outras so pensa em se mesma.Devemos pensar nas outra pessoas também.

    ResponderExcluir
  25. Nossa nunca tinha visto algo tão comovente, devemos parar pra refletir e ver que enquanto desperdiçamos comida tem pessoas morrendo porque não tem o que comer. devemos dar muito valor e se contentar com o que temos, temos que ver isso como exemplo e ver que tudo que temos é muito precioso talvez não pra nos, mas para as pessos da somália que estão sofrendo tanto é muito importante. temos que ver que oq agente joga fora agora podemos precisar no futuro.

    ResponderExcluir
  26. É lamentável isso várias pessoas estão passando fome, enquanto muitas pessoas reclamam do que tem e desperdiçam alimentos sendo que tem várias pessoas que estão morrendo por falta de comida.
    Devemos pensar em nosso futuro , e dar valor ao que temos , porque as vezes só damos valor quando perdemos , e graças a Deus eu não sei o que é passar fome, mas vejo o sofrimento dessas pessoas . e só elas sabem o que é passar fome . Então devemos pensar que cada um deve fazer a sua parte para ajudar o mundo .

    ResponderExcluir
  27. Nossa nunca tinha visto algo tão reflexivo , devemos parar para refletir e ver as ações da sociedade capitalista no assunto "alimento " , tem pessoas morrendo por falta de alimento, enquanto tem individuos que desperdiçam diariaramente . Devemos não ver isso como exemplo ,mas sim como uma lição de vida, vivendo e aprendendo com quem lida isso diaramente sem saber se vai ter um amanhã . Enquanto isso o governo vira as costas perante a sociedade e recursa à ajudar e ser ajudado , por isso e por muito mais a população não cresce democraticamente em ter o seu direito de protestar .Espero que goste de sua aluna destaque

    ResponderExcluir
  28. Nossa é muito triste ver essas pessoas passando fome,enquanto isso tem pessoas esperdisando comida,se todo ser humano pensasse um pouco não desperdisaria nenhum pouquinho.
    tem pessoas que não pensa nas outras so pensa em se mesma.Devemos pensar nas outra pessoas também.
    29 de setembro de 2011 16:08

    ResponderExcluir
  29. Nossa nunca tinha visto algo tão comovente, devemos parar pra refletir e ver que enquanto desperdiçamos comida tem pessoas morrendo porque não tem o que comer

    ResponderExcluir
  30. Na época da democracia ,as coisas eram muito difícil.Não se colocava em conta os dereitos da sociedade,muitas pessoas sofreram nas mãos de jente do poder , não havia escolhas , ou fazia o que se ordenava ou teria que pagar.

    ResponderExcluir
  31. Quando e dito fome ñ e brincadeira... e tempo de para e refletirmos, pensa nos outos talvez nunk faltaou nada e sua ksa mais na ksa do seu vizinhoo, pense nisso ta na hora de unirmos todos contra a fome e ajudarmos unas aos outros...Com fome ñ se brinca e nem deixa pra depois... pense!

    ResponderExcluir
  32. Devemos não ver isso como exemplo ,mas sim como uma lição de vida, vivendo e aprendendo com quem lida isso diaramente sem saber se vai ter um amanhã . Enquanto isso o governo vira as costas perante a sociedade e recursa à ajudar e ser ajudado , por isso e por muito mais a população não cresce democraticamente em ter o seu direito de protestar .Espero que goste de sua aluna destaque

    ResponderExcluir
  33. Dyana e Yasmin 1º A5 de outubro de 2011 às 16:30

    nossa que coisa triste nunca tinha visto algo tão triste e parecido assim. enquanto tem muitas pessoas estruindo comidas e outras passando fome! muito triste.e muita gente escolhendo o que comer e outras passando fome ou te mesmo morrendo porque ñ tem o que comer muitas pessoas ñ pensam no dia de amanhã.

    ResponderExcluir
  34. Pacífico Borges (1º A)5 de outubro de 2011 às 18:44

    É muito tristre que esteja acontecendo isso em um pais como a somalia. de um continente tão alegre como áfrica.
    É impressionante tbm como a ONU, as grandes potências mundiais e a grande mídia internacional e nacional, não se preocupa em divulgar e apoiar uma grande campanha mundial para salvar milhares de vidas humanas (Isso não vende Jornal nem dá Patrocínio, e ainda incomoda a consciência das pessoas).
    Enquanto isto, trilhês e trilhês de dólares gastos com a notícia de que Telescópio espacial Kepler,da Nasa descobre planeta com dois sol's?! E O QUE TEMOS COM ISTO? PARA QUE ISTO? Se as lentes da NASA não conseguem enxergar nossos irmâos aqui na TERRA morrendo de FOME?
    E uma grande tristeza que esta passando a áfrica mais os poderoso não ver que o povo afrircano esta precisando de ajuda então nois seres humanos temos que ajuda-los de alguma forma vamos nos nover e mostra que todos juntos podemos ajuda.

    ResponderExcluir
  35. Antonio neto 1ºano b5 de outubro de 2011 às 19:23

    nossa que coisa triste. eu pensso as veses o tanto que agente e egoista. temos o que come em casa e agradecemos a deus e aos nossos pais po colocar comida na mesa. então pensse duas veses antes antes de reclama do que voce come na sua casa

    ResponderExcluir
  36. Alex Moreira Dos Santos 1º A5 de outubro de 2011 às 19:28

    "Dezenas de milhares de pessoas já morreram, a metade delas crianças" Tem pessoas que tem o que comer mais desperdiçando enquanto outras não tem nada para comer em suas casas.
    Devemos não ver isso como exemplo ,mas sim como uma lição de vida, vivendo e aprendendo com quem lida isso diaramente sem saber se vai ter um amanhã.
    pense nisso ainda há tempo de reverter essa história!!1

    ResponderExcluir
  37. welton rodrigues 2ºb5 de outubro de 2011 às 19:41

    eu nunca tinha visto isso pessoas morrendo de fome enquanto jogamos comida no lixo então quem poder doar alguma coisa sera muito importante. poque cada ajuda que doamos sera muita coisa pra eles.que estão nessa situação.

    ResponderExcluir
  38. nossa nunca tinha visto iso tão triste ai todos tem q ajuda ai si vc q ta vendo iso por passa asabe como fas para doar a jude para um dia vc cer ajudado ai muito triste ai valeria doe ai si vc doar vc estara ajudado. beijoss para todas as meninas

    ResponderExcluir
  39. Isael aluno do 1º ano A5 de outubro de 2011 às 19:55

    sabemos que A Somália é o país mais afetado pela fome e pela seca que castigam o Chifre da África, onde mais de 13 milhões de pessoas sofrem,genti vamos penssa nas outras pessoas que morrem de fomi enquanto outras desperdiça alimentos. termos direito de ser democratico em ter o seu direito de protestar sobre uma coizas tão intereçantis assim é muito bom porque o nosso país nós do direito a protesta,vomos fazer a nossa parti,não espera pelos outros,temos qui ter atitude, ajuda os neseçitados é sempri um prazer;

    ResponderExcluir
  40. temos que ajuda o prossimo vc já viu uma cena como essa pessoas morrendo de fomi prque não tem oqui comer em quanto nosso brasil é rico de alimento outro pais e pobri como a africa temos ajuda para um dia nó precisar nó ter.
    um concelho que dou não espediça comida porque nó futuro nó vamos precisar fim.

    ResponderExcluir
  41. Jéfiter carvalho 1º ano A5 de outubro de 2011 às 20:13

    para falar a verdade nunca tinha visto uma coisa tão triste assim enquanto nos temos alimento de sobra existem pessoas que passam fome todos os dias.
    devemos tomar isso como exemplo de vida com quem lida com isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  42. hoje devemos olhar isso como um exemplo as vezes hoje muitas pessoas tem tudo i ainda fica escolhendo o q quer comer. e muitas pessoas passando fome e passando nescesidade das coisas ñ tem nem onde dormir ou ater msm casa pra morar . muitas gentes morrendo por isso e por mto mais a população ñ cresce democraticamente em ter o seu direito de protestar. hoje estamos ai vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  43. Mateus Oliveira 1 º (A)6 de outubro de 2011 às 12:38

    Na Somália, 750.000 podem morrer de fome em 4 meses
    No total, 4 milhões de pessoas estão em situação crítica no país, onde a crise chegou a mais uma região e se agravará sem ajuda humanitária emergencial .
    A Somália é um país de muita criatividade e alegria isso qui está acontecendo é uma coisa muito triste qui esta acontecendo com essas crianças. Podemos observar qui a maioria das pessoa qui estão nessas postagens são pessoa qui estão passando fome, quase todas são crianças !
    Infelizmente a Somália e o país qui enfrenta maior seca em 60 anos.

    ResponderExcluir
  44. Renato Lopes !! 1º Ano A *-*6 de outubro de 2011 às 15:26

    Como está difícil a vida na Somália !!.
    A fome é uma coisa muito triste só quem passa por esse problema poderia explicar como realmente é a vida de um ser humano. Nós temos que pegar isso como exemplo e pensar no nosso futuro , por que o mundo está acabando aos poucos e quase ninguém esta tomando nem uma atitude para ajudar o planeta que vivemos.E bom pararmos para pensar o quanto deve ser desesperador para aquelas pessoas ali na Somália !Então devemos parar e pensar no que nos temos e começar a dar um pouco de valor .. =)

    ResponderExcluir
  45. A fome da Somália é um grande exemplo do mau uso que a sociedade causa ao meio ambiente devido aos desmatamentos de vários aquecimentos globais desmatando as florestas fazendo com que as plantas frutíferas parem de existir sem pensar nas próximas gerações que virá a seguir por isso devemos preservar o meio ambiente pensando na fome da Somália

    ResponderExcluir
  46. Erivelton alves 1° A6 de outubro de 2011 às 19:23

    É muito tristre que esteja acontecendo isso em um pais como a somalia. de um continente tão alegre como áfrica. Devemos não ver isso como exemplo ,mas sim como uma lição de vida, vivendo e aprendendo com quem lida isso diaramente sem saber se vai ter um amanhã.Então devemos pensar que cada um deve fazer a sua parte para ajudar o mundo .

    ResponderExcluir
  47. Poliane Souza 1º Ano A6 de outubro de 2011 às 19:34

    A fome na somália é um assunto muito importante para nos fefletimos na nossa vida, pois ela faz agente saber o quanto nos temos que dar valor a comida que agente come mesmo ela sendo boa ou não.
    Enquanto agente estamos desperdiçando comigo . outras pessoas estão passando fome . Nós devemos pensar nisso por que algumas pessoas estão doecendo e morrendo por causa da fome . Eles pedem ajuda pois a situação que eles estao vivendo esta mais que dificil

    ResponderExcluir
  48. silvana Silva 1º Ano A6 de outubro de 2011 às 19:45

    A fome na Sómalia é uma situação muito dificil para aquelas pessoas que estão passando fome.
    A fome afeta uma sexta região da Somália e a situação se agravará nos próximos quatro meses, já que a ajuda humanitária não aumentará, anunciou a ONU.
    E muito duro se vê pessoas passando fome no mundo. Que coisa triste! O alimento é o primeiro direito sagrado do homem.Se pode mudar isso? Claro que sim,haja visto o que se joga fora de dinheiro com guerras,corrupção,etc.Me sinto muito mal ao sentar na mesa de minha casa,tomar café,almoçar e jantar,lembrando destes Países onde a fome dizima milhares de seres humanos.Infelizmente não sou poderosa,e muito pouco posso fazer,a não ser escrever aqui minha revolta.

    ResponderExcluir
  49. Ramon Souza 1º Ano A6 de outubro de 2011 às 19:59

    A fome na Somália é um dos assuntos que vem chamando a atenção da gente e de outras pessoas, por agente ver fotos de crianças passando fome, e morrendo .
    Esse é um assunto mais comentados pelas pessoas!
    Não posso aceitar,que um UNIVERSO,tão RiCO,temos que assistir,estes FLAGELOS HUMANOS,na SOMÁLIA,principalmente com CRIANÇAS,SEMENTES DO AMANHÂ,cadê os ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
    A fome afeta uma sexta região da Somália e a situação se agravará nos próximos quatro meses, já que a ajuda humanitária não aumentará, anunciou a ONU.

    ResponderExcluir
  50. Caramba que dificuldade na somália em. como lá a vida é difícil.enquanto reclamamos da nossa comida e as vezes desperdiçamos na somália muitos passam fome. temos q pensar nos outros para que a vida na terra melhore pense nisso e contribua para um futuro melhor..

    ResponderExcluir
  51. como vimos a somália foi muito prejudicada pela seca,devido essa seca não tinha como plantar e então as pessoas passam fome.isso é uma tristeza enquanto estamos desperdiçando comida muita gente está necessitando do pão.
    vamos tentar ajudar ,pensar nos outros e um futuro novo ganhar.

    ResponderExcluir
  52. maria eulália 1º ano B10 de outubro de 2011 às 16:35

    A fome é um problema que atingem muitos países principalmente na africa onde a probreza é extrema e por isso as pessoas não tem o que comer e os recursos são poucos para suprir as necessidades de todos.
    Na Somália por exemplo a fome é bem visivel mas tambem em outros, paises que familias muitas vezes não tem o que comer essa é uma triste realidade que precisa mudar.e um recado para aqueles que tem o que comer mas não agradece o pouco pra você pode ser muito pra quem não tem nada .

    ResponderExcluir
  53. É lamentável a situação e miséria com o q esse povo vive é uma pobreza extrema,são imagens fortes e chocantes que nenhum ser humano gostaria de passar é triste pensar que vivemos num país tão rico como o Brasil e que milhares de pessoas ñ tem se quer o que comer

    ResponderExcluir
  54. A África é o continente mais pobre de todo o mundo, onde a grande maioria da população vive abaixo da linha da pobreza realmente a fome e a miséria são problemas que há muito tempo assola o povo africano.

    Além disso, a mortalidade infantil é muito grande já que todos os anos centenas de crianças morrem de desnutrição, no entanto este é um problema que tem sido discutido por todo o mundo, que nos últimos tempos vem se mobilizando para encontrar soluções para este terrível problema.

    ResponderExcluir
  55. Isso é lamentável .A fome na Sómalia é uma situação muito dificil para aquelas pessoas que estão passando fome.É muito tristre que esteja acontecendo isso ,em um pais como a somalia. de um continente tão alegre como áfrica .
    Enquanto isso nós desperdisamos comida.acredito que se preocuparmos um pouco com os outros em vez de pensar em nós a vida seria muito mais diferente.
    PENSE NISSO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir